Questões Essenciais

Questões essenciais sobre o Ensino Profissional

“Os cursos profissionais são concebidos para proporcionar aos jovens uma preparação adequada para a vida ativa ou simultaneamente, a possibilidade de prosseguimento de estudos. Procuram igualmente, aproximar a escola do mundo do trabalho e facultar aos alunos o contacto com empresas, com contextos de trabalho e com experiências profissionais e, simultaneamente, proporcionar o desenvolvimento integral do jovem, isto é, preparar os jovens para o trabalho sem perder de vista a finalidade última e primeira do ato educativo: o desenvolvimento integral do indivíduo”

(Cabrito, 1994).

 

Cursos Profissionais


É um modo de organizar o ensino profissional de forma flexível. A cada uma das unidade de ensino-aprendizagem chama-se módulo.
No seu conjunto formam um todo coeso, permitindo ao aluno adquirir competências e saberes adequados ao perfil profissional pretendido, no entanto, são independentes.
Maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno, permitindo desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes para o exercício de uma família de profissões, dentro de uma área de formação profissional.
O ensino modular não é mais fácil. Os alunos são orientados e avaliados continuamente de forma a atingir as metas do curso através de desafios ajustados às suas necessidades de aprendizagem em cada momento.
Proporcionar aos jovens uma preparação adequada para a vida ativa e a possibilidade de prosseguimento de estudos.

Aproximar a escola do mundo do trabalho, facultando aos alunos um contacto direto com as empresas, em diversos contextos de trabalho, proporcionando o seu desenvolvimento integral.
A estrutura modular permite ajustar o ensino ao ritmo de cada aluno, valorizando os seus saberes.
No âmbito da autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias totais de cada disciplina.

A Matriz dos cursos profissionais é a seguinte:

Disciplinas
Carga Horária
Componente Sociocultural
Português
320h
Língua Estrangeira
220h
Área de Integração
220h
T.I.C.
100h
Educação Física
140h
Componente Científica
2 a 3 disciplinas
500h
Componente Técnica, Tecnológica e Prática
3 a 4 disciplinas
1100h
Formação em Contexto de Trabalho*
600h
Total
3200h
Não, a componente científica varia de curso para curso, tendo em conta as necessidades específicas de cada um, mas é igual para o mesmo curso independentemente da escola onde é ministrado.
Não. A componente técnica é organizada em função do projeto educativo de cada escola, que é concebido tendo em conta o contexto local de forma a promover a integração dos jovens na vida ativa.
A avaliação da aquisição dos conhecimentos e competências foi desde logo concebida para ser feita módulo a módulo, contemplando vários ritmos de aprendizagem e progressão. Uma avaliação módulo a módulo encoraja pelo sucesso e motiva os alunos a avançar na formação (impulso cognitivo), já que alguns dos fatores que mais influenciam a formação são a curiosidade, o desejo de saber e a motivação.
A avaliação deverá assumir um carácter predominantemente formativo e contínuo, com o objetivo de informar o aluno acerca dos progressos, dificuldades e resultados obtidos na aprendizagem, esclarecer as causas de sucesso e insucesso, assim como estimular o seu desenvolvimento global nas áreas cognitiva, afetiva, relacional, social e psicomotora e, por fim, certificar os conhecimentos e capacidades adquiridos. Este regime de avaliação ao privilegiar a modalidade de avaliação formativa, apela também ao recurso da avaliação diagnóstica, a realizar no início de cada módulo.

– A avaliação sumativa, que se concretiza no final de cada módulo, incide fundamentalmente no campo limitado dos saberes e dos saber fazer previstos nos respetivos módulos.
A avaliação sumativa compreende a avaliação feita módulo a módulo ao longo dos três anos de formação, ou seja avaliação de todos os módulos das diferentes disciplinas, assim como a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e a Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Desde que concluídos todos os módulos, conferem dupla certificação – o 12º ano e a qualificação profissional de nível IV – possibilitando aos alunos o prosseguimento de estudos para o ensino superior.