EQUIPA C+

A Equipa C+ engloba a Cidadania e Desenvolvimento, o Projeto de Educação para a Saúde, a Proteção Civil e os Projetos Interdisciplinares.

A Cidadania e Desenvolvimento pretende desenvolver um conjunto de competências transversais ao currículo, organizando e efetivando o trabalho de articulação curricular horizontal a nível do Conselho de Turma. Aqui, assumem papel central os Projetos Interdisciplinares, que contribuem para a exploração de contextos situacionais de aprendizagem significativa que mobilizam as competências previstas no PASEO.

A Educação para a Saúde é uma área transversal de responsabilidade comum. Neste sentido, as atividades a realizar no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde pressupõem uma abordagem em espiral, ao longo do percurso do aluno, em articulação lógica com as competências, capacidades, atitudes e valores transversais a desenvolver nas várias áreas curriculares. Este Projeto ambiciona também proporcionar experiências positivas e saudáveis através da participação em ações de sensibilização, projetos e atividades em parceria com a comunidade.

A Educação para os Afetos e para a Sexualidade é uma das dimensões da Educação para a Saúde. Para uma implementação consistente e orientada da Educação para a Sexualidade, a EPACSB continuará a adotar o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) em parceria direta com o Centro de Saúde de Santo Tirso.

O Clube de Proteção Civil é dinamizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e tem como parceiro a Câmara Municipal de Santo Tirso, através do Serviço Municipal de Proteção Civil. O Clube desenvolve atividades de enriquecimento curricular que promovem e reforçam aprendizagens através de métodos ativos e atividades lúdicas. A sua constituição pretende promover uma cultura de segurança, educar para a prevenção, promover uma cidadania ativa e adquirir hábitos quotidianos de autoproteção. Os seus objetivos são conhecer e informar a população sobre formas de mitigar os riscos naturais e tecnológicos; comemorar o dia da Proteção Civil; calendarizar ações de formação, informação ou sensibilização; implementar normas e procedimentos de evacuação; incentivar o voluntariado.